A Liga Jovem da UEFA, ou Liga Jovem, que foi criada em 2013 para equipes com menos de 19 anos de idade. É importante entender que tal competição tem um significado especial para cada jogador desta idade. Aqui eles têm a oportunidade de mostrar todo o seu potencial e ganhar fama mundial. Para jogar na Liga Júnior, um time profissional deve se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Além deles, as equipes com as melhores atuações em suas associações nacionais e os vencedores dos torneios nacionais da Copa da Juventude também participam dos playoffs. Tais competições de prestígio oferecem a oportunidade de participar de Liga dos campeões juvenil.
A Liga Jovem da UEFA é realmente necessária de um ponto de vista profissional para as seleções européias. É por isso que muitos jovens jogadores desde tenra idade se esforçam para superar todas as etapas deste torneio. Se as principais equipes estão lutando pelos melhores lugares em seus campeonatos nacionais, os jovens de hoje também se esforçam para vencer e se apresentar na Europa. Como a prática demonstrou em anos anteriores, muitos dos astros de hoje seguiram o mesmo caminho e já estão se banqueteando na Europa.
Quais são os jogadores brilharam neste torneio
Na temporada 2014/15 “Chelsea” conquistou o título. A metade da década pode ser dada com segurança ao time “azuis”, já que ambos os times, o principal e os jovens se mostraram perfeitamente, tanto domesticamente como na Europa. Tammy Abraham, que agora é parte integrante do plantel, fez sua primeira aparição na campanha. Uma estrela em ascensão que realmente joga pela equipe e demonstra resultados No mesmo ano, o segundo colocado “Shakhtar” Donetsk apresentou Viktor Kovalenko, titular da equipe nacional ucraniana, muitas vezes visto na equipe de Oleksandr Petrakov.
Outros nomes notáveis nesta edição foram Lorenzo Pellegrini para “Roma”; Ruben Dias e Renato Sanchez para “Benfica” e Donnie Van de Beek para “Ajax”. A temporada seguinte não foi menos atrativa para a equipe de Londres. O “Chelsea” ganhou a dobradinha na temporada 2015/16, com Tammy Abraham ainda jogando. Mas o Mason Mount e Fikayo Tomori também foram fortalecidos. Personalidades brilhantes que chamaram a atenção de muitos funcionários europeus. Além disso, estes jogadores começaram a ser convocados com freqüência para a equipe principal do país. Esta é uma grande conquista para os jovens jogadores. Na temporada 2016/17, o “Benfica” terminou novamente em segundo lugar, mesmo com João Felix, João Filipe (também conhecido como Jota), Hudson Fernandez e Florentino Luiz no plantel.
Por que vale a pena se provar na Liga da Jovem da UEFA
A Liga Jovem da UEFA é um dos principais trampolins para a vida adulta. Gerentes e treinadores sérios notam imediatamente as estrelas em ascensão e tentam atraí-las para seu plantel. Tudo depende da posição do jogador e, é claro, das estatísticas. Mas em geral, se uma equipe que participa do torneio está ganhando e vai ganhar rapidamente o campeonato, o elenco que contribui ativamente para o resultado será apreciado. Jogadores como Mbappe ou João Félix mostraram então o que fazem hoje – futebol brilhante, compromisso total em campo. Tudo isso é avaliado pelos treinadores e, é claro, está escrito no contrato.
O futebol é o mesmo trabalho que deve ser pago. Jogadores de classe mundial se esforçam muito para provar a si mesmos no campo de futebol. Isto é recompensado em dinheiro de acordo. Portanto, não é surpreendente que depois de cada torneio do Campeonato da Juventude da UEFA, jovens talentos, que muitas vezes estiveram no lápis e funcionários, vão para novos clubes.