O que é um torneio tão único UEFA Liga jovem sub 19?

O que é um torneio tão único UEFA Liga jovem sub 19?

É o principal torneio de futebol de clubes da Europa para jovens jogadores com menos de 19 anos de idade. Todos os 32 clubes participam do torneio. Estes são os mesmos representantes, de equipes adultas, que participam da Liga dos Campeões da UEFA. A través do “Caminho dos Campeões Domésticos”, eles são unidos por um número igual de outras equipes. Ou seja, estes são os times que conquistam o título na liga júnior de seu país. Uma abordagem bastante original que permite não apenas o desenvolvimento das equipes adultas, mas também da geração mais jovem.

Desde sua criação há nove anos, a Liga Jovem se estabeleceu como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de grandes talentos, como evidenciado por alguns dos craques que agraciaram o torneio – de Kylian Mbappe a João Félix, Marcus Rashford, Ruben Dias e Mattheis de Ligt. A edição desta temporada não é exceção: um forte elenco pronto para lutar por um lugar nas oito finais. É o último passo em direção ao jogo de elite, onde os jogadores não só sentem a pressão de jogar contra seus melhores adversários, mas também o tipo de calor que faz com que as pessoas os observem. Eles estão na televisão – como se você estivesse em uma competição “real”. De acordo com muitos especialistas, este é um momento chave no desenvolvimento dos jogadores.

Como funciona a Liga Jovem da UEFA?

UEFA Liga jovem sub 19 está dividido em duas partes:

  • 32 equipes que se qualificaram graças à participação da equipe sênior na Liga dos Campeões (caminho da Liga dos Campeões da UEFA)

  • conquistando o título de campeão de sua liga nacional de jovens (caminho da liga dos campeões nacionais).

O caminho dos jogadores juniores no prestigioso torneio segue o mesmo formato das grandes equipes. Grupos de quatro equipes jogam uns contra os outros em casa e fora. Os vencedores dos grupos avançam diretamente para as oitavas de final, enquanto os segundos colocados avançam para as finais com as equipes que seguiram o caminho dos campeões nacionais. Podemos ver partidas semelhantes nas ligas adultas. É uma ótima maneira de praticar antes de entrar em campo em outro nível. Tudo isso em tempo hábil.

O caminho dos campeões nacionais é diferente, pois as equipes jogam partidas de eliminação em duas etapas, até que restam oito equipes em 32. Então eles jogarão os times classificados em segundo lugar na Liga dos Campeões da UEFA (e os receberão, o que é interessante). Todas as partidas a partir das oitavas de final são jogadas uma vez.  Tradicionalmente, o campeonato termina com uma semifinal e uma final em Nyon, na Suíça. Todo jovem jogador está esperando que este lugar se prove e ganhe um ingresso para a equipe adulta.

História da origem do torneio 

A Liga Jovem surgiu através de uma idéia da Associação Européia de Futebol em 2013 e foi uma experiência destinada a promover o esporte entre os jovens e nutrir uma geração de jovens talentos. Tais ações devem preencher a lacuna entre os times juvenis e de primeira equipe, bem como proporcionar aos jovens uma experiência única. Os vencedores receberam o troféu Lennart Johansson.

Desde a primeira temporada, cada clube da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA colocou em campo um time sub-19, e o calendário de outono reproduz o calendário da Liga Jovem da UEFA: e sorteios e jogos da fase de grupos, e os jogadores viajam com seus idosos para jogos fora. Ao final de uma experiência de dois anos, as regras foram alteradas em 2015: Os 32 clubes juvenis nacionais competem entre si em uma rodada de eliminação. O vencedor tem a possibilidade de jogar contra o segundo colocado do grupo em um play-off e competir contra os vencedores na fase de mata-mata.

Rate this post
COMENTÁRIOS